Palestra da Montanha
(Caminhando) Sobre a Terra e as Montanhas
28 Novembro de 2023
«A montanha é a morada dos deuses. A sua ascensão é a metáfora para a elevação ao céu e também uma forma de regressar ao princípio do mundo e da vida. É o Eixo do Mundo, porque alinha o céu e a terra. A percepção consciente e luminosa com os aspectos sombrios, obscuros, e inconscientes da psique humana. A montanha sobe-se, mas também se percorre de fora para o seu coração, e deste para o seu exterior, em movimentos espiralados circulares.
Percorrendo-a desenhamos círculos, ondas, eixos ascendentes e descendentes. Caminhando sobre a sua terra descobrimos a força do nosso corpo, a vulnerabilidade da nossa pele, a dureza da sua superfície, e o alimento através da frescura das suas águas. A montanha é rocha-osso, é terra-corpo-e-pele, é água-alma, é vida mais-que-humana, e por tudo isso é, desde o princípio dos tempos, morada dos deuses, e Gaia para os Gregos e para James Lovelock. Em desequilíbrio, adoece, e nós ao caminharmos através dela desse modo encontramo-nos com a nossa “inferioridade”, e vemo-nos “menos-que-humanos” no espelho das suas águas turvas e poluídas. Perdemos o brilho dos deuses que outrora a habitavam. Uma boa oportunidade para nos voltarmos a encontrar com o nosso “submundo”. E agora?
Nesta palestra vamos procurar compreender porque é urgente percebermo-nos como inteiramente “humanos”, caminhantes que sentem a terra nos pés, e a vida pulsante ao nosso redor. Vamos procurar compreender como podemos retirar o máximo proveito das nossas Actividades ao Ar Livre e de Montanha, do nosso corpo, e das nossas relações com os outros e com o mundo. Vamos imaginar um novo paradigma que contemple uma Ética da Terra, e uma forma Eco-Existencial de nos percebermos pessoas, uma visão Fenomenológica da experiência intencional, e uma inspiração baseada num encontro Existencial autêntico com a paisagem e os seus lugares sagrados.
Prevemos o desenrolar de uma apresentação contemplativa, multidimensional (ou fractal), e provocatoriamente “improdutiva” (i.e. para os padrões industriais e consumistas-capitalistas), além de alguns exercícios vivenciais, e uma reflexão final em conjunto ou um momento para questões e respostas.» CDR
Formadora: Cláudia Dias Rodrigues – Fundadora, Directora Clínica e Gestora do projecto Alma Gaia – Psicoterapia, Natureza e Comunidade / Saúde Mental Integral. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicoterapeuta Existencial, pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial. Dezanove anos de experiência clínica psicológica com adultos, e em Gerontologia. Co-fundadora do Grupo de Trabalho Ecopsicologia Portugal, e Capítulo representante da International Ecopsychology Society para Portugal.
Formulário de Pré-Inscrição: https://forms.gle/15nYuRHnJQzDSSEn7
Local da acção: on-line
Pagamento da inscrição:
-As referências para pagamento, serão enviadas após o preenchimento do formulário de inscrição.
- Treinadores -Gratuito
- Federados na FCMP – 5€
- Não federados na FCMP – 10€
Número máximo de inscrições: 60 participantes
Data limite de inscrição*: Até às 12h00 do dia 23 de Novembro de 2023