O campismo recreativo tal como hoje é conhecido, extravasa uma mera modalidade de apoio à prática desportiva ou de lazer. Por todo o mundo, milhares de entusiastas procuram novas formas de acampar, indissociáveis de rotas ou experiências turísticas.
O poder da comunicação pode despertar a motivação de novos praticantes, não obstante, estudos científicos comprovam que na maioria dos casos, a conciliação de motivações a experiências positivas resulta na satisfação e captação dos novos consumidores.
Decorrente da estratégia que a FCMP tem levado a cabo e das novas tendências do turismo em geral, no ano de 2024 enfrentam-se desafios fundamentais para o desenvolvimento do campismo (e suas variantes), dos parques com instalação prolongada e do autocaravanismo itinerante, designadamente:
-
Comunicação e marketing digital;
-
Qualificação da oferta de serviços;
-
Conceção de experiências e atividades turísticas;
Conforme aprovado em Assembleia Geral, são estabelecidos os seguintes objetivos para o exercício de 2024:
-
Dinamização e promoção de atividades de campismo enquadradas no calendário nacional de atividades;
-
Regulamentação e definição dos referenciais de gestão de parques de campismo;
-
Valorização da oferta de acolhimento, nomeadamente parques de campismo e áreas de serviço para autocaravanas;
-
Mobilização das entidades exploradoras e envolvimento praticantes e autoridades, por sensibilização e capacitação, através de ações levadas a cabo pelo centro de formação.
-
Afirmação de produtos de marca e produção de conteúdos técnicos e de interação inteligente;
No ano de 2024, entre outras ações, destaca-se a reativação do Calendário Nacional de Atividades, enquanto instrumento de coordenação das iniciativas internacionais, nacionais ou promovidas pelas filiadas.
A organização do primeiro Acampamento Nacional após a pandemia consiste num exame de diagnóstico às sequelas daquele período. É fundamental reerguer atividades de alto prestígio e consequente adaptação à nova realidade, sem perder a identidade. Também as filiadas têm um papel fundamental a desempenhar e por ser verdade, a recente revisão regulamentar vem clarificar as ferramentas de apoio e incentivo disponibilizadas pela federação.
Serão desenvolvidas ações de formação e regulamentação, bem como a definição de referenciais técnicos de gestão, exploração e funcionamento de parques de campismo, com instalação de unidade por tempo prolongado, com o objetivo de regular e apoiar as filiadas que desenvolvam esta atividade.
No plano internacional, a FCMP não dispensa a participação generalizada nas demais atividades de lazer ou institucionais que se colocam. A consagração do Dia Internacional do Campismo deve constituir particular orgulho a todos os dirigentes e praticantes e deverá ser assinalado com a dignidade e homenagem a todos os que antecederam.
Coordenação Técnica, Campismo
João Valente