Alentejo e Ribatejo: o destino de eleição

 

O Autocaravanismo é uma modalidade turística com elevado crescimento nos últimos anos. Viajar em autocaravana é uma forma de descobrir e explorar, mas também uma forma de viver, sentir e disfrutar o mais autêntico que os territórios têm para oferecer. “Portugal está na moda”, mas os últimos números do INE revelam que o Alentejo e Ribatejo estão na moda da moda.
As primeiras Áreas de Serviço para Autocaravanas entraram em funcionamento em junho de 2021 e hoje já compõem uma rede de acolhimento que se espera ainda mais robusta nos tempos que se avizinham. Percorrer o Alentejo e Ribatejo em autocaravana é hoje mais sustentável, com melhores serviços e facilities, tais como, fornecimento de energia elétrica, despejos de águas residuais e abastecimento de água. Esta oferta qualificada em rede, aleada a destinos de excelência como é o caso do Alentejo e Ribatejo constitui um produto turístico de elevado interesse e promotor ativo do desenvolvimento regional.
No mês da realização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) sugere-se uma rota pelo património cultural, histórico, natural e gastronómico ribatejanos e alentejanos. Iniciando a itinerância de sul para norte, Almodôvar é o ponto de partida pela mítica estrada Nacional 2. Rumando à nova Aldeia da Luz, para que, com as devidas cautelas na condução, se possam contemplar as paisagens da imensa albufeira da barragem do Alqueva. Próxima paragem em Pardais, envolvida na paisagem característica da indústria marmoreira, para visitar o Paço Ducal em Vila Viçosa. A poucos quilómetros descobrem-se aldeias medievais ímpares erguidas no concelho do Alandroal, onde se pode escolher pernoitar naquela vila, Terena ou Aldeia da Venda. Já no distrito de Portalegre, recomenda-se a visita à mais antiga coudelaria do mundo para conhecer ou reconhecer a nobreza do cavalo Lusitano, em Alter do Chão. Ao seguir a planície norte alentejana, a próxima paragem é no Crato com ou sem festival de música, sobretudo porque a gastronomia, património e paisagem a tal propicia. E por falar em folia, também a vida social de Castelo de Vide, sobretudo em noites de verão seja motivo para percorrer uma vila histórica e arquitetonicamente rica, ainda assim, inenarrável será o reflexo do nascer do sol no espelho de água da albufeira da barragem de Póvoa e Meadas.
A Autocaravana muda de direção e segue para nascente. Para em Ponde de Sor para mergulhar na barragem de Montargil, desvia para Gavião para vislumbrar a bacia hidrográfica do Tejo e suas praias fluviais e segue viagem. Erra, no concelho de Coruche é ideal para descansar, caminhar ou fazer passeios de BTT, no entanto já bem próximo, o repasto é em Almeirim, sem resistir à tradicional sopa da pedra. A aproximar-se do fim da rota, recomenda-se a visita às salinas de Rio Maior e logo após subir à vila romana de Alcobertas e pernoitar em Chãos, mesmo à entrada do parque natural das Serras de Aire e Candeeiros, local de excelência para caminheiros e pedestrianistas.
Neste mês de fevereiro de 2024, estes são os locais disponíveis para pernoitar em autocaravana, no entanto, estão em desenvolvimento outros projetos igualmente deslumbrantes para conhecer durante todo o ano. A FCMP em parceria com o Turismo de Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo trabalham diariamente para promover aquele território e dotá-lo de recursos e condições de acolhimento a este segmento.
Os melhores destinos são para ser explorados e a plataforma digital Outdoor-Routes pretende dar a conhecê-los à distância de um smartphone. Basta descarregar a app, registar e acompanhar as novidades nas redes sociais. Por um Autocaravanismo responsável.