CALENDÁRIO DE ATIVIDADES NO CAMPISMO
O movimento campista e montanheiro nasceu da vontade dos seus praticantes se juntarem em momentos organizados de convívio e de lazer. Este é, portanto, um dos desideratos da missão da FCMP, com objetivo de promover o crescimento das modalidades, designadamente em áreas como o turismo, o ambiente ou a saúde, fortalecendo os laços de companheirismo entre filiadas e praticantes. Desde a sua origem, o campismo associativo norteia-se por valores como o companheirismo, respeito e entreajuda, no entanto os desafios que, diariamente, colocam à prova a sobrevivência do movimento devem motivar outros desígnios como a diversidade, inclusão, acessibilidade e sustentabilidade, resiliência, superação, qualificação e melhoria contínua.
A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal deve, nos termos da lei e dos seus estatutos, chamar a si a responsabilidade de coordenar a calendarização e regular as atividades de campismo, caravanismo e autocaravanismo das suas filiadas, bem como organizar ou coorganizar ações de âmbito nacional e participar e representar Portugal em atividades de âmbito internacional. Contudo, o contexto pandémico vivido recentemente interrompeu abruptamente a realização de qualquer atividade de convívio, onde o campismo se inclui em primeira linha. Num universo de participantes já envelhecido, a falta de atividade e as consequências dramáticas da pandemia resultaram em baixas significativas de companheiros, por falecimento ou abandono da atividade regular. Aos que partiram, todo o movimento dever prestar a sua homenagem por terem granjeado durante o seu percurso, os valores do campismo e do associativismo. No entanto, a mais graciosa homenagem a prestar, será porventura, a retoma das atividades de lazer. Neste sentido, a FCMP no corrente mês de novembro publicou pela primeira vez, um regulamento uníssono de Atividades de Lazer aplicável às modalidades que tutela, onde se incluiu o campismo, caravanismo e autocaravanismo.
O Regulamento de Atividades de Lazer da FCMP vem determinar as regras dos acampamentos e encontros que pretendam integrar o Calendário Nacional de Atividades, salvaguardando:
- Os princípios gerais da ética desportiva e ambiental, segurança e conservação da natureza;
- Os princípios da representatividade etária e geográfica, bem como a paridade de género e inclusão de pessoas com necessidades especiais;
- Os padrões mínimos de qualidade;
- O desenvolvimento humano e convívio através de atividades desportivas, culturais e recreativas;
- A adequada denominação de acordo com o seu âmbito e fins;
- O cumprimento dos requisitos legalmente impostos à atividade do campismo, caravanismo e autocaravanismo;
- O cumprimento do protocolo que rege as atividades internacionais, ibéricas, nacionais e regionais;
- As condições gerais de participação e poderes disciplinares;
- A calendarização coordenada das atividades das demais filiadas ou entidades;
- Os requisitos de atribuição de apoios às atividades;
- Os canais e procedimentos de promoção;
Coordenação Técnica, Campismo
João Valente