Campismo e Caravanismo

Sobre a modalidade

“É a arte de viver ao ar livre, pernoitando sob uma tenda, preparando os seus alimentos e contando apenas com os seus próprios recursos”

José Ferreira- Presidente do ex-Clube Nacional de Campismo

“O campismo é uma forma de turismo desportivo, o mais completo e mais instrutivo dos modos de turismo”

Jacques Bousquet, ex-Presidente do Camping Club de France e da FICC

Etimologicamente a palavra campismo deriva do inglês, “camping”, que significa, num sentido mais estrito, campo; num sentido mais lato viver no campo, vales, planícies e montanhas, nas margens dos rios ou nas praias, em suma, viver com a Natureza, utilizando uma tenda para atingir esse fim.

A palavra “Campismo” hoje não significa propriamente apenas a utilização de uma tenda, mas toda e qualquer actividade que envolva a utilização de toda a gama de material de campismo, seja ele o mais simples, ou o mais complexo e sofisticado.

Quer isto dizer que fazer campismo pressupõe a utilização de tendas, de atrelados tenda, de caravanas e de autocaravanas, seja em locais adequados para o efeito, seja em campismo livre, seja em campismo disciplinado.

O campismo é o lazer para quem procura contacto directo com a natureza em todas as suas variantes e é uma excelente opção para o turismo e apoio à prática de desporto. E é democrático porque pode ser praticado quer por indivíduos de baixo rendimento, quer por indivíduos de estrato social elevado

É notória, hoje em dia, a importância que o Movimento Campista tem no sector turístico. Sendo uma mistura de prazer, descanso e aventura cada vez mais as pessoas apostam as suas férias acampando, descobrindo Portugal e além fronteiras.

Para quem entenda que o campismo é uma forma de fazer turismo, todas as suas motivações de gozo de tempos livres, de lazer de fim de semana, servem à medida das expectativas de cada um. O campismo pode ser assim, em função das condições do boletim meteorológico, a solução para uma escapadela.

Em suma a impressionante expansão do Movimento Campista em todo mundo é um dos fenómenos mais extraordinários nos últimos anos, e Portugal não é excepção à regra, podendo até ser considerado um autêntico movimento de massas, que conduz a um novo tipo de turismo, mais popular.

 

Acampar pela primeira vez

Se vai acampar pela primeira vez pense que o Campismo pressupõe 3 condições fundamentais:

  • É uma actividade temporária e subsidiária à vida da cidade;
  • O seu meio é afastado dos centros populacionais, em plena Natureza;
  • O campista utiliza para pernoitar um abrigo portátil ou natural e prepara ele próprio as suas refeições, condições estas que visam ao aperfeiçoamento físico, moral, psíquico e social dos seus praticante

 

GALERIA

ATIVIDADES

Tertúlia com Histórias | Núcleo de Campismo de Acampamentos Desportivos de Inverno

Links Úteis

Notícias

O ano da sustentabilidade em revista: o campismo dentro ou fora desta jornada?

Skyrunning | Seleção Nacional de Masters Campeã do Mundo

Acampada Minho-Galaica

Nauticampo