Alpinismo

Sobre a modalidade

O termo “montanhismo” é utilizado para designar a actividade que consiste na escalada/ascensão de montanhas. O acto de subir montanhas remonta às origens do Homem mas é usual considerar que o montanhismo começa a ser praticado com as primeiras ascensões sistemáticas nos Alpes (séc. XVIII) confundindo-se com a própria origem do alpinismo. Apesar dos termos montanhismo e alpinismo, na verdade, significarem exactamente o mesmo, podemos considerar que esses termos se referem a actividades com motivações semelhantes mas praticadas em ambientes algo distintos. Desta forma, considerar-se-á que o montanhismo se pratica em meios de baixa e média montanha e que o alpinismo se restringe a regiões de alta montanha. Para sermos mais exactos, podemos referir que o alpinismo se pratica em ambientes que exijam aclimatação (portanto em alta montanha) e/ou onde existam glaciares (em alta montanha ou em altas latitudes). A actividade de escalar e/ou ascender altas montanhas ou efectuar travessias em áreas de alta montanha (ou altas latitudes) é, no contexto explanado, frequentemente designada por “alpinismo”.

A conquista dos mais altos cumes desenvolveu-se paralelamente nos Pirenéus (originando o pireneismo) e, posteriormente, estendeu-se aos Himalaias (dando origem ao himalaismo), aos Andes (criando o andinismo) e às mais altas montanhas dos diversos continentes.

O objectivo do alpinismo (e do montanhismo) centra-se, pois, no cume. Atingir o ponto culminante de uma determinada montanha ou o topo de uma parede (ou falésia). Para tal, é frequente recorrer a técnicas de escalada, daí confundir-se intimamente com essa actividade que não é mais do que uma das suas disciplinas base, a par da marcha, esqui ou campismo/bivaque de montanha.

O montanhismo (e o alpinismo por maioria de razões) diferencia-se do pedestrianismo pela sua dificuldade acrescida e diferença notória de objectivos. Ao contrário do pedestrianismo, o alpinismo (tal como o montanhismo) pode-se praticar fora de trilhos ou caminhos e em ambientes verticais onde é necessário utilizar técnicas e equipamentos de escalada. E, como já foi expresso, o montanhismo poder-se-á diferenciar do alpinismo, que implica geralmente maiores dificuldades, por estar associado a alta montanha, ou seja, terrenos glaciares e/ou altitudes que obriguem a aclimatação.

(P.C., Jun. 2013 / adaptado de Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo I, 2010)

GALERIA

ATIVIDADES

Não existem atividades para esta modalidade!

Links Úteis

Notícias

O ano da sustentabilidade em revista: o campismo dentro ou fora desta jornada?

Skyrunning | Seleção Nacional de Masters Campeã do Mundo

Acampada Minho-Galaica

Nauticampo